'Caipira é a denominação dada ao indivíduo que habitava o interior do estado de São Paulo, vivendo basicamente da agricultura e com modos de produção baseados na economia familiar e no auxílio de vizinhos'. (Laura do Carmo).
Conhecer a cultura caipira é valorizar as nossas raízes e o nosso patrimônio cultural. É reconhecer de onde viemos, nossa identidade, os nossos valores e limitações. É entender um pouco mais o que é ser brasileiro.
Despois do cinema têmoOs baile, theatro, passeio.Cada quá mais indecente,Cada um, é o mais feio. Nus baile as moça vaeCum vistido tudo cheioDe rendaiadas e fita,E curtos inté o joeio. Despois, lá ellas arranjaCada quá seu namorado,Não perciza elle sê bão,Basta andá bem profumado. Antão começa os namoro,Mais muito escandalizado,Pois sae mêmo em prena salaAbraço e beijo estalado. Os theatro, antão seu compade,É verdadeira perdição,O povo qui vae pra láNão tem mêmo inducação. As moças vão tudas ellaPintada di vermeiãoPelas cara, pelos óio,Pelos beiço, pelas mão. Cartas de Nhá Pulcheria, A Cigarra, 1917